Diabetes nos Nossos Animais
A diabetes mellitus é a doença hormonal mais comum em animais de companhia e caracteriza-se pelo aumento persistente da concentração de glucose (açúcar) no sangue. Para que a glucose seja usada como fonte de energia pelo organismo é necessária uma hormona produzida no pâncreas, a insulina. A hiperglicemia (taxa elevada do nível de açúcar no sangue) deve-se em alguns casos à insuficiente produção de insulina e noutros à sua ação insuficiente.
A diabetes tipo 1, cujo tratamento é dependente da administração da insulina, é a mais comum em cães, enquanto que, nos gatos a doença se assemelha mais à diabetes tipo 2 dos humanos, cujo tratamento não depende apenas do tratamento com insulina.
Quais os sinais de alerta que poderá observar no seu cão/gato?
- aumento do apetite
- aumento do consumo de água
- aumento da produção de urina
- perda de peso
Os principais factores predisponentes são a obesidade, a genética, doenças que afectem o pâncreas, outras doenças hormonais e o uso prolongado de alguns medicamentos.
A diabetes afecta principalmente animais de meia idade a idosos, sendo mais frequente em fêmeas no caso dos cães, e em machos no caso dos gatos.
Uma alimentação saudável e o exercício físico regular é importante não só para nós mas também para eles. Cuide de si e cuide deles!